10 plataformas de cursos online gratuitos para turbinar seu currículo

A internet proporciona acesso a milhares de opções de aprendizado e crescimento profissional. Há tantos cursos online gratuitos, videoaulas, oficinas, palestras e certificações disponíveis que fica difícil escolher.

Neste artigo, eu separei para você algumas das melhores opções para dar aquele grau no seu currículo e ajudar a desenvolver sua carreira. Fazendo os cursos certos, você pode até entrar na disputa por melhores salários, sabia?

Mesmo com o alto número de desempregados no Brasil, há setores que estão carentes de profissionais competentes, como Saúde e TI. Então que tal entrar de cabeça na capacitação e entrar no radar das empresas? Vamos lá!

1. FGV

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é referência nacional e internacional em ensino superior e MBA. É claro que não é barato estudar em uma faculdade desse nível. Mas ela oferece mais de 100 cursos gratuitos em diversas áreas.

Entre eles, há cursos de finanças básicas (Como fazer investimentos, Como organizar o orçamento familiar, Como planejar a aposentadoria), Empreendedorismo, Saúde, Pedagogia, Gestão, Políticas Públicas, entre outros. A relação completa pode ser conferida aqui.

Vários desses cursos são oferecidos por parceiros da FGV, outros são aulas da própria instituição gravadas.

Os cursos gratuitos da FGV não dão direito a certificado, mas o aluno que obtiver média igual ou superior a 7 poderá imprimir uma declaração no site para comprovar sua participação.

Também não há processo seletivo para ingressar. Basta se inscrever e começar a assistir às aulas.

2. Sebrae

O Sebrae é uma instituição focada no desenvolvimento de empreendedores e que presta serviços de consultoria e educação para a formação de empresas sólidas. A oferta de aulas sem custos está incluída no pacote.

São mais de 250 cursos online gratuitos na plataforma que vão desde orientação vocacional e desenvolvimento de comportamento empreendedor até métodos de criação de negócios inovadores.

Também há cursos na área de educação, marketing digital, gestão, atendimento ao cliente, entre outros. No topo da página, há uma série de filtros que você pode aplicar à pesquisa para facilitar sua busca. Bem legal, né? Veja aqui a relação de cursos.

Os cursos online gratuitos do Sebrae dão direito a certificados digitais. Ao concluir as aulas, é só acessar a sua área de aluno e emitir o documento.

3. Unesp Aberta

A Unesp Aberta, iniciativa da Universidade Estadual Paulista, está no ar desde 2017. O site não oferece cursos — no sentido estrito do termo, que inclui tutoria, avaliação e certificação — mas apenas conteúdos abertos e gratuitos.

Por outro lado, essa oferta de conteúdos é uma vantagem para quem quer aprender no seu próprio ritmo. Basta se inscrever na plataforma e acompanhar os vídeos. Não é necessário ter diploma nem há processo seletivo.

Há cursos nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. Se você está concluindo o ensino médio e quer prestar ENEM, é uma ótima plataforma para estudar. Acesse a plataforma aqui.

4. Code IoT

A plataforma Code IoT oferece cursos de intermediários a avançados na área de programação de software. A plataforma foi desenvolvida com apoio da Samsung para auxiliar na formação de profissionais capacitados em Internet das Coisas, programação e eletrônica.

Estão disponíveis cursos online gratuitos de programação com Arduino, aplicativos para celulares, objetos inteligentes conectados, Conceitos básicos de eletrônica, Introdução à programação, entre outros. Confira a relação completa.

Os cursos não dão direito a certificado, mas os alunos recebem um atestado gratuito para comprovar a participação.

5. Brasil Mais Digital

Essa é mais uma para quem quer melhorar as habilidades na área de Tecnologia. O projeto Brasil Mais Digital oferece cerca de 35 cursos introdutórios nas áreas de TI e programação.

A maioria dos cursos são oferecidos por parceiros, como Microsoft e Plusoft. Estão disponíveis aulas de Gerência de Projetos, Inteligência Artificial, Design de Minecraft, entre outras. Confira a relação completa.

Ao final do curso, o aluno pode obter um certificado gratuitamente.

6. CC50

A Fundação Estudar oferece, com exclusividade no Brasil, o CC50, curso de Ciências da Computação de Harvard. E o melhor é que é 100% gratuito e todo ministrado em português.

O curso é ministrado ao longo de 10 semanas, durante as quais você precisa assistir às aulas e resolver um “set de problemas” referente ao módulo. A plataforma também disponibiliza material complementar e fóruns para discussões entre alunos e instrutores.

O “set de problemas” não é corrigido pelos instrutores, portanto os alunos precisam usar o fórum para compartilhar suas respostas e comparar com as resoluções dos colegas.

Acesse aqui a plataforma (para fazer o cadastro, é necessário desativar o adblock do navegador).

7. Ginead

O Instituto Nacional de Ensino à Distância (GINEAD) conta com mais de 400 cursos online gratuitos. A instituição tem uma metodologia própria de ensino que deixam as aulas mais dinâmicas e práticas, o que ajuda bastante no aprendizado.

Todos os cursos contam com uma avaliação final em que o aluno deve acertar, pelo menos, 60% das questões para ter direito ao certificadoo digital de conclusão. Para obter o documento, é necessário pagar uma taxa de emissão.

Os cursos online gratuitos da GINEAD são divididos por áreas — como Administração, Comunicação e Marketing, Contabilidade e Economia, Gastronomia, Idiomas, entre outros. Cada área é subdividida em vários cursos, que você pode escolher de acordo com sua necessidade.

Acesse a plataforma e cadastre-se para começar a estudar.

8. Senai

O Senai é bastante focado em cursos voltados para o setor industrial, mas hoje em dia é possível estudar qualquer coisa na plataforma da instituição — desde estratégias para entrar no mercado de trabalho até blockchain e Indústria 4.0.

Você também pode cursar empreendedorismo, finanças pessoais e outros cursos mais focados na área administrativa e financeira das organizações.

Ao final do curso, todos os alunos com frequência completa nas aulas e taxa de acerto superior a 70% nos testes poderão obter um certificado gratuitamente. O documento pode ser baixado e impresso.

Acesse aqui a plataforma.

9. Veduca

A Veduca é uma plataforma de desenvolvimento profissional que conta com a participação de professores de grandes universidades, como USP, FIA e Ibmec.

Lá, você pode encontrar cursos gratuitos de Gestão de Projetos, Planejamento Estratégico, Libras, Gestão de Pessoas e vários outros. São cursos que estimulam competências desejadas pelas empresas, portanto vocẽ pode construir um diferencial para si mesmo estudando por lá.

Para obter o certificado, no entanto, é necessário acessar na versão paga. Mas se você quer turbinar seus conhecimentos, a versão gratuita já é mais do que suficiente. Acesse, crie sua conta e mande brasa.

10. Albert Einstein

Para quem é da área de saúde e quer se especializar com o apoio de uma instituição sólida, o Instituto de Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein é uma das melhores opções em cursos online gratuitos.

A plataforma é ligada ao Hospital Albert Einstein, uma referência em atendimento médico na América Latina.

Os cursos gratuitos abrangem diversas áreas da Medicina — como Farmácia, Laboratório, Enfermagem, Clínica, Bioquímica, entre outras — e traz tanto aulas expositivas quanto estudos de casos. Acesse aqui para ver a relação completa.

Ao final de cada curso, os alunos podem obter uma declaração de participação (a plataforma não emite certiicados). Fique atento ao fazer a inscrição para marcar a opção “faça o curso com declaração de participação”, certo?

Avalie esse artigo

Títulos

Classe Exemplo
title__1 6 dicas importantes...
title__2 6 dicas importantes...
title__3 6 dicas importantes...
title__4 6 dicas importantes...

Tags

Classe Exemplo
tag Compras
tags
tags tags--darker

Textos

Classe Exemplo
text

Lorem ipsum dolor sit amet ...

text-2

Lorem ipsum dolor sit amet ...

medium-text

Lorem ipsum dolor sit amet ...

big-text

Lorem ipsum dolor sit amet ...

Botões

Classe Exemplo
button Meu botão