Expectativa x realidade quando o assunto é ganhar uma renda extra

Ter a nossa grana no fim de mês é bom e todo mundo gosta, né? E quando um dindim extra pode complementar a nossa renda então, também é mais do que bem-vindo.

Mas se tem uma coisa que a gente não pode esquecer é que é preciso se planejar em relação ao tempo (e, às vezes, até dinheiro) pra que essa renda extra venha realmente a somar.

Aí, pensando nisso, trago aqui pra você algumas dicas pra quem está pensando em fazer um trabalhinho pra ganhar um dinheirinho a mais. 

E olha só: antes de decidir pelo o que pode fazer, veja os dois lados da moeda. Ou, como disse lá no título, veja o que é expectativa e o que é realidade.

1 – Cuide de um cachorro

Ter um pet faz um bem danado pra todo mundo. Mas algumas pessoas, por diferentes razões, podem precisar de uma ajudinha pra cuidar do seu amiguinho de quatro patas. E aí, se você gosta de animais, por que não fazer disso uma atividade pra pingar um cascalho em sua conta? 

Expectativa – brincar horrores com os fofíneos, bagunçar a casa toda, diversão mode on na velocidade máxima. 

Realidade – mesmo sendo grandes amigos, cuidar dos caninos exige responsabilidade. Cuidar deles também é limpar as sujeirinhas, dar comida, ficar de olho nos horários se tiverem tomando remédio e muito mais…  não preciso dizer mais nada, captou, né?

2 – Seja motorista de um aplicativo de transporte

Se você tem um carro e ele está estacionado na garagem, quem sabe não é hora de botar pra rodar (o carro, no caso)? 

Expectativa – sua desejada grana extra pode vir daqui. A gente sabe que muita gente tem procurado por esse meio de transporte ao invés dos ônibus – dependendo da hora, a gente eles ficam beeeem lotados. 

Realidade – se por um lado, o dinheiro pode vir, do outro, ele também pode ir. Seu carro vai precisar de combustível, manutenção, passar por pedágios, pagamento de seguro, impostos e por aí vai. Ah, e você ainda vai ter concorrência. Então não deixe de considerar tudo isso, tá?

3 – Coloque a mão na massa e venda seus produtos

Gosta de fazer lembrancinhas, bijuterias, bolsas, móveis ou otras cositas más? Então pode ser a hora de deixar o mundo conhecer seus dotes criativos e, de quebra, faturar com as vendas.

Expectativa – se tornar a sensação do varejo com suas peças e virar o novo queridinho ou queridinha do mundo dos negócios.

Realidade – você vai precisar de tempo pra produzir suas peças e também vai encontrar concorrência nesse universo. Mas isso não quer dizer que não deve ir em frente. O lema aqui é “insistir sempre, desistir jamais”.

4 – Alugue a vaga da sua garagem

Não é de hoje que muita gente tem mais de um carro em suas famílias. E quando esse é o caso, o bicho pega porque não tem vaga na garagem pra todo mundo. Aí, se você não tem automóvel e mora em prédio (ou até mesmo em casa) e tem uma vaga disponível, essa pode ser a oportunidade pra ganhar um extra alugando esse espaço.

Expectativa – aumentar a renda sem fazer nada. Sua única preocupação aqui vai ser oferecer a vaga e partir pro abraço, ou melhor, fechar o aluguel.

Realidade – mesmo sendo um fato, famílias com mais de um carro e sem espaço suficiente na garagem, não quer dizer que você alugue rápido a sua que está vazia. Além disso, depois de combinar o valor do aluguel direto com quem tem interesse, você precisa receber seu pagamento em dia – como o próprio nome diz, a vaga foi alugada e não emprestada.

5 – Dê aulas particulares

Manda bem em alguma matéria escolar ou atividade e ainda tem talento pra ensinar? Uma boa pedida pode ser dar aulas particulares. E nem precisa ser presencialmente, hein? Com a nossa amiga tecnologia, você faz isso de maneira virtual.  

Expectativa – ter um monte de alunos e ficar com a agenda cheia de aulas,

Realidade – não é só dar as aulas, mas também é preciso ter tempo pra planejar os conteúdos, acompanhar os estudantes e, principalmente, ter paciência pra passar seu conhecimento (lembre-se da professora Helena). Quem está do outro lado, precisa aprender, né?

6 – Vai um delivery aí?

O que seria dos nossos fins de semana sem as entregas de lanches, supermercados, farmácias e etc.? Pra muita gente que leva encomendas feitas por aplicativo essa é a única fonte de renda, mas pra outras também pode ser a chance de ter um dinheirinho a mais.

Expectativa – usar a moto ou a bicicleta pra fazer as entregas em algumas horas do dia.

Realidade – apesar de ser um mercado que tem bastante demanda, você deve lembrar que a entrega vai ser feita com sol ou chuva e em qualquer horário, principalmente durante o almoço ou jantar. Além disso, os noticiários também costumam mostrar reportagens sobre os valores que são pagos pelas entregas (normalmente, abaixo do esperado) e sobre as condições oferecidas pra quem atua neste trabalho.

Avalie esse artigo

Títulos

Classe Exemplo
title__1 6 dicas importantes...
title__2 6 dicas importantes...
title__3 6 dicas importantes...
title__4 6 dicas importantes...

Tags

Classe Exemplo
tag Compras
tags
tags tags--darker

Textos

Classe Exemplo
text

Lorem ipsum dolor sit amet ...

text-2

Lorem ipsum dolor sit amet ...

medium-text

Lorem ipsum dolor sit amet ...

big-text

Lorem ipsum dolor sit amet ...

Botões

Classe Exemplo
button Meu botão