Segurança: 6 dicas para curtir a Semana Brasil 2021 sem fraudes

Sempre que há uma data de grande movimentação no e-commerce, aumenta a atividade de golpistas em busca de consumidores desatentos. Durante a Semana Brasil 2021, vale a pena aproveitar as promoções com o desconfiômetro ligado.

Mas calma, não precisa se estressar com isso. Hoje, eu vou passar algumas dicas simples para você fazer suas compras sem preocupações. Fica comigo até o final do artigo para não perder nenhuma dica.

1. Dê preferência a sites com “HTTPS”

O que você precisa entender sobre esse protocolo é que ele garante uma conexão segura entre seu computador e o site. Com isso, há um risco bem menor de suas informações financeiras — como senhas e número do cartão de crédito — serem interceptadas.

Nos últimos anos, grande parte dos serviços de internet migraram para o HTTPS por ser uma credencial de segurança confiável. Até os navegadores, como Internet Explorer, Firefox ou Chrome, avisam quando você entra em uma conexão pouco segura.

Mas atenção: o fato de a conexão ser segura não garante que o site seja seguro. O motivo vou explicar a seguir.

2. Cuidado com o phishing (esse é o mais perigoso)

Phishing é uma técnica que consiste em criar uma página falsa idêntica à original. Os criminosos enviam e-mails às vítimas ou links pelo WhatsApp e redes sociais que direcionam à página falsa.

Você jura que está comprando em um site legítimo. Quando você cede os dados do cartão de crédito, senha e código de verificação, essa informação vai direto para os criminosos. Obviamente, você não receberá o produto que acreditou comprar.

Os sites falsos podem ter o “HTTPS” que mencionamos logo acima. Mas eles não conseguem mascarar a URL (o endereço que aparece no topo do navegador) nem o nome de domínio.

Por isso, quando estiver fazendo suas compras na Semana do Brasil 2021, lembre de verificar as informações da página e a URL a página em que você está navegando. Sites falsos também costumam dar bandeira — erros de português, imagens com baixa qualidade e descontos bizarros. O que nos leva ao próximo tópico.

3. Desconfie de descontos bons demais

A Semana do Brasil 2021 trará excelentes ofertas para você, mas há certos descontos que não fazem sentido. Alguns podem ser legítimos, porém há grandes chances de que sejam argumentos para roubar seus dados.

Sites legítimos geralmente têm regras para as promoções. Por exemplo, apenas produtos de determinada categoria podem ter desconto ou somente itens marcados dão direito a frete grátis. No caso de cupons de desconto, há um prazo para resgate. E por aí vai.

Outra possibilidade é a empresa ser nova, pouco estruturada e não ter capacidade de entrega para tantos clientes atraídos pela promoção. Você pode até reaver seu dinheiro, mas a experiência já foi estragada.

Não se deixe levar só pelo preço baixo demais. Caso você tenha dúvidas, pesquise a reputação da empresa no ReclameAqui.

4. Não faça compras usando redes Wi-Fi públicas

Aeroportos, shoppings, restaurantes e até praças oferecem conexão Wi-Fi públicas para quem passa por esses locais. No entanto, essas conexões são mais vulneráveis a violações por criminosos.

Se você tentar fazer uma compra e eles conseguirem interceptar o envio de dados, você pode acabar enfrentando problemas como clonagem do seu cartão de crédito.

Para acessar o aplicativo do seu banco ou fazer uma compra na Semana do Brasil 2021, use sempre o Wi-Fi da sua casa ou de um local de confiança. Caso você tenha um bom plano de dados no celular, utilize-o quando não estiver no seu lar.

5. Cuidado com links encurtados

Alguns links encurtados são legítimos — algumas empresas o utilizam para medir o volume de acessos em uma campanha promocional ou mesmo para ficar com uma cara mais amigável. Mas essa técnica também pode mascarar a URL de um site malicioso.

A dica é saber quem enviou o link. Você viu no feed do Facebook? Qual o perfil que postou? Se você recebeu por e-mail, quem foi o remetente?

6. Confira os dados da empresa

Por fim, a prova real em qualquer situação é verificar se a página do e-commerce tem as informações da empresa na página inicial — CNPJ, telefone, nome fantasia e dados de contato.

Isso significa que a empresa com que você está fazendo negócios é transparente e, portanto, confiável. Deixe o desconfiômetro alerta para sites que não exibem essas informações.

A Semana do Brasil 2021 trará promoções excelentes, mas a segurança nas compras é uma preocupação comum dos consumidores, assim como acontece na Black Friday. No entanto, medidas simples podem ajudar você a evitar riscos e fazer compras com mais segurança e tranquilidade.Baixe agora o aplicativo will bank (iOS | Android), faça seu cadastro e experimente um cartão de crédito do seu jeito.

Avalie esse artigo

Títulos

Classe Exemplo
title__1 6 dicas importantes...
title__2 6 dicas importantes...
title__3 6 dicas importantes...
title__4 6 dicas importantes...

Tags

Classe Exemplo
tag Compras
tags
tags tags--darker

Textos

Classe Exemplo
text

Lorem ipsum dolor sit amet ...

text-2

Lorem ipsum dolor sit amet ...

medium-text

Lorem ipsum dolor sit amet ...

big-text

Lorem ipsum dolor sit amet ...

Botões

Classe Exemplo
button Meu botão